O Método Suzuki

Após passar oito anos estudando na Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial, Shinichi Suzuki (1898-1998) desenvolveu seu método de educação musical no Japão, quando foi solicitado a ensinar violino para uma criança de quatro anos.

Impressionado com a notável capacidade de aprendizagem das crianças, Dr. Suzuki se viu desafiado a encontrar a melhor maneira de ensinar violino aos pequenos e aproveitar ao máximo esse potencial. Foi assim que ele concebeu um método fundamentado nos seguintes valores:

A maior contribuição de Shinichi Suzuki para educação do ser humano, talvez, tenha sido esta afirmação. Nesta questão do Talento, Dr. Suzuki esteve à frente das pesquisas mais recentes sobre as teorias psicológicas e educacionais. Para ele, o talento é um produto cultural do meio, uma habilidade a ser desenvolvida, logo: todas as crianças são capazes de aprender música. Esta foi a sua Filosofia.

Talento não é um acaso de nascimento

Assim como todas as crianças falam japonês fluentemente no Japão, todas as crianças, quando educadas musicalmente da mesma maneira, serão capazes de aprender música com fluência. Essa foi a reflexão de Shinichi Suzuki sobre o papel do ambiente familiar e da cultura no desenvolvimento humano em benefício da educação musical. Este é o seu Método.

Abordagem da língua materna

Os alunos de Shinichi Suzuki surpreendiam o público quando tocavam. Crianças tão novas tocando lindamente não era algo comum, nem no Japão e nem no resto do mundo. Um jornal do Japão na época publicou: “Nascem Gênios!” E Suzuki respondeu: “Eles não entenderam nada!” Esse resultado, fez com que Suzuki demonstrasse resistência em expor seus alunos ao público por um longo tempo. Foi difícil para as pessoas compreenderem que todas as crianças podem aprender, desde que sejam ensinadas corretamente.

Quando Suzuki decidiu levar alguns alunos em turnê pela primeira vez para os Estados Unidos (1964), esses alunos foram selecionados apenas pela disponibilidade em viajar. Quando professores americanos de violino assistiram as apresentações, o pensamento foi:

Temos que descobrir tudo o que pudermos sobre essa maneira de ensinar.

Além da habilidade musical, Suzuki também acreditava que ouvir e tocar boa música ajudava as crianças na formação do caráter e, principalmente, a se tornarem boas pessoas.

A abordagem Suzuki é considerada uma das mais bem-sucedidas em educação musical em termos de repercussão internacional por seus resultados. A Associação Internacional Suzuki tem atualmente 5 outras associações regionais no mundo que fomentam uma comunidade de professores, pais e alunos.

Conquistas:

Ao longo dos anos, mais professores e pais se interessaram pelos valores de Shinichi Suzuki e começaram a ensinar crianças com seu método. Hoje, milhares de crianças ao redor do mundo aprendem a tocar instrumentos e a cantar através do Método Suzuki. No âmbito do Brasil, somos uma comunidade de professores, pais e alunos envolvidos com a filosofia e metodologia Suzuki através da Suzuki Association of the Americas – SAA. A SAA provê cursos, workshops, ensaios, encontros, conferências para pais, professores e alunos desde a sua fundação em 1972.

Se você é professor e está interessado em fazer parte dessa comunidade, clique aqui e entenda como funciona a capacitação de professores no método Suzuki.

Comunidade

Cursos: